Treino Pirâmide

Treino Pirâmide
Sem Título-3

Objetivo: hipertrofia muscular e força máxima

Praticante: intermediário e avançado

Número de Semanas Recomendado: indefinido

Procedimento: o método tem esse nome porque possui uma forma triangular, na qual a base se constitui por um número de repetições maiores com pesos menores, e o seu ápice, por um número restrito de repetições, porém com pesos elevados. Existem diferentes treinos de pirâmide:

– Pirâmide Crescente: aumenta-se o peso e diminuem-se as repetições.

– Pirâmide Decrescente: diminui-se o peso e aumentam-se as repetições

– Pirâmide Truncada (crescente ou decrescente): encerra-se o treino quando se chega a um determinado número de repetições (geralmente no meio da pirâmide) – não se chega ao ápice.

Treino Pirâmide

Para que fique mais claro, vamos imaginar um treino de pirâmide crescente. Hoje é dia de treinar peito, e você vai começar com o supino reto. Na primeira série você coloca 35kg de cada lado e faz 12 repetições; na segunda você coloca 40kg de cada lado e faz 10 repetições; na terceira você coloca 45kg de cada lado e faz 8 repetições; e por fim coloca 50kg de cada lado realizando 6 repetições. Os valores são ilusórios para facilitar o entendimento.

Os outros treinos de pirâmide funcionam da mesma forma, basta seguir as diretrizes de aumentar ou reduzir pesos e repetições.  

Referências: Manual de Musculação 6ª Edição