Treinamento Isométrico


O Treinamento Isométrico é um tipo de atividade física que trabalha os músculos sem a necessidade da amplitude dos movimentos, ou seja, sem “dobrar e esticar”. O usuário deve manter uma quantidade de resistência sem alterar qualquer ângulo das juntas ou posição dos membros.

Objetivo: hipertrofia

Praticante: do iniciante ao avançado

Número de semanas recomendado: indefinido

No treinamento isométrico de força, o comprimento do músculo não se altera em um determinado exercício. Isso significa que a força do músculo será concentrada em um ponto específico dentro de sua faixa normal de movimento. Alguns treinadores que supervisionam treinamentos isométricos enfatizam o exercício no ponto mais amplo possível. Por exemplo, um treinador pode prender uma quantidade específica de peso com os braços estendidos horizontalmente.

Grande parte do menu de treinamentos isométricos é baseado em se manter em posições estáticas. O sentar-se contra a parede é um exemplo clássico. O indivíduo senta-se contra uma parede e segura a posição por um determinado período de tempo. Quando isso acontece, os músculos da perna são estimulados sem que haja mudança no comprimento do músculo, ou seja, sem esticar e dobrar.

Treino Isométrico

Antes de realizar qualquer tipo de treinamento isométrico, devem-se levar em conta alguns riscos e recomendações. Especialistas alertam que alguns exercícios isométricos podem causar hipertensão momentânea ou pressão arterial elevada. Antes de adotar uma rotina de treinos isométricos é recomendado falar com seu médico.

EXEMPLOS DE TREINAMENTOS ISOMÉTRICOS

Veja alguns exercícios isométricos usados na rotina de treinos de lutadores do MMA.

Referências: Wisegeek; Manual de Musculação 6ª Edição

Seu objetivo é ganhar massa muscular? Clique aqui e aprenda a fazer 3 incríveis receitas para ganhar músculos...