Treinamento em Circuito

Treinamento em Circuito
Sem Título-3

Objetivo: condicionamento físico e resistência muscular

Praticante: do iniciante ao avançado

Número de Semanas Recomendado: indefinido

Procedimento: o treinamento em circuito é muito conhecido e aplicado em vários momentos da vida do praticante de musculação: desde a fase inicial até a avançada. Baseia-se na execução de vários exercícios sem intervalos ou com 15 segundos de intervalos entre eles. O número de exercícios é definido conforme o objetivo e grau de treinabilidade do praticante, e pode-se utilizar mais de uma passagem pelo circuito. Nesse caso, em vez de utilizarmos a denominação “duas séries”, utilizamos “duas passagens”.

Treinamento em Circuito

Caso o praticante seja iniciante, é adequado que a sequência dos exercícios esteja baseada na montagem alternada por segmento, o que significa alternar, por exemplo, exercícios para membros superiores e exercícios para membros inferiores. Esse método é um dos únicos em que a carga deve ser moderada. Isso significa trabalhar próximo de 40% a 60% de sua força máxima, realizando de 15 a 30 repetições.

O treinamento em circuito trabalha tanto o sistema cardiovascular quanto a musculatura, fornecendo uma considerável melhora nas aptidões físicas. É recomendado escolher exercícios de fácil execução, de forma que o treino fique dinâmico.

O treinamento em circuito costuma trazer ótimos resultados, principalmente pela forma que é executado, que geralmente motiva os praticantes.