Teinos de Musculação para Iniciantes


Veja os principais treinos de musculação para Iniciantes.

TREINAMENTO PROGRESSIVO

Este princípio refere-se à adição de cargas progressivas, ou seja, para que o músculo se torne maior e mais forte, é necessário adicionar mais carga periodicamente, bem como aumentar o número de séries e repetições do treino e, ao mesmo tempo, diminuir o tempo de repouso entre as séries.

Este princípio é utilizado principalmente por iniciantes na musculação, pois estes têm um aumento inicial de força muito rápido. Atletas mais avançados, embora também continuem a adicionar peso aos exercícios, trabalham de forma mais sofisticada, utilizando uma combinação de outros princípios.


TREINAMENTO EM SÉRIE

Este princípio preconiza a realização de três a quatro séries para cada exercício, a fim de chegar à completa exaustão de cada grupo muscular e obter, assim, máxima hipertrofia.

Este princípio é, de igual modo, mais conveniente para iniciantes se considerarmos o programa de treinamento como um todo. Atletas avançados realizam números de séries diferentes, ás vezes, apenas uma série de determinado exercício e quatro de outro, por exemplo.

TREINAMENTO ISOLADO

Um músculo pode trabalhar relativamente isolado ou auxiliado por outros músculos. Cada músculo colabora de alguma forma para o movimento, funcionando como estabilizador, agonista ou sinergista. Para desenvolver um músculo ao máximo, é necessário isolá-lo da ação dos auxiliares, o que se consegue por meio da mudança de posições anatômicas.

Nem todo o treinamento pode obedecer a este princípio, pois muitos exercícios excelentes acabam por envolver músculos auxiliares inevitavelmente, como é o caso dos exercícios multiarticulares, que envolvem mais de uma articulação no trabalho. Como exemplo, podemos mencionar o desenvolvimento para o deltoide, em que o tríceps também tem de trabalhar.

CONFUSÃO MUSCULAR

Este princípio evita que o músculo se adapte a determinado tipo de exercício ou a uma rotina específica de treinamento. Os músculos nunca devem se acomodar, pois, para crescer, necessitam estar continuamente em estresse. Para isso, variam-se constantemente exercícios, séries, repetições e ângulo de pressão, de forma que não haja oportunidade para que o músculo se acomode.

Este princípio frequentemente deixa as pessoas confusas. Ocorre que, na intenção de utilizá-lo, alguns atletas acabam por mudar tanto os exercícios que não sabem mais a carga que utilizam para cada um; até descobrirem ou relembrarem qual é a melhor carga, o treinamento já acabou, e assim por diante.

Mudar alguns exercícios periodicamente e um de cada vez para cada grupo muscular é mais prudente e evita que você acabe confuso.

Fonte: Musculação – Intensidade Total / Prof. Waldemar Guimarães

Seu objetivo é ganhar massa muscular e definição corporal? Clique aqui para conhecer um método que pode te ajudar...