Qual é o Tempo de Descanso Ideal Entre as Séries de Musculação

Descanso Entre as Séries de Musculação
Sem Título-3

Essa é um pergunta comum entre os praticantes de musculação: “Quanto devo descansar entre as séries e repetições dos exercícios de musculação?”. A resposta não é tão simples quanto parece. O tempo de descanso ideal depende de vários fatores, como o objetivo do atleta e o nível físico em que ele se encontra. O período de descanso correto pode variar de menos de 30 segundos até 5 minutos.

Descansos maiores fazem com que o corpo se recupere mais, porém não são ideais para todos os atletas. Veja abaixo como identificar o descanso ideal para o seu tipo de objetivo.

Descanso Entre as Séries de Musculação

ATLETAS QUE VISAM FORÇA

Vamos supor que seu objetivo é ganhar força. Hipertrofia muscular e resistência não são as suas principais preocupações. Esse é o caso de levantadores de pesos, sprinters, ciclistas, entre outros tipos de atletas. O período de descanso ideal entre as séries é de 3 a 5 minutos. Dessa forma, você terá uma recuperação completa e poderá treinar com força máxima em todos os exercícios executados, e assim, obter maior ganho de força em seus treinamentos.

ATLETAS QUE VISAM HIPERTROFIA E RESISTÊNCIA

Mudando de lado, vamos supor que seu objetivo é a resistência ou hipertrofia muscular. Esse é o caso de Fisiculturistas, corredores de maratonas, jogadores de futebol, entre outros. O período de descanso ideal entre as séries é de 30 a 60 segundos. Outra maneira de definir esse período é criar uma relação de trabalho e descanso 1:1. Isso significa que você deve gastar o mesmo tempo que leva para executar o exercício descansando. Usando este intervalo de descanso entre as séries, se cria altos níveis de lactato nos músculos exercitados, o que contribui para hipertrofia e resistência muscular.

Concluindo, a compreensão da ciência do descanso entre as séries é um fator crucial para alcançar seus objetivos.

Fonte: Protraineronline. Traduzido e adaptado pela equipe Definição Total