Qual a Importância da Avaliação Física?

Avaliação Física
Sem Título-3

A avaliação física é uma ferramenta bastante útil para monitorar o seu progresso com base em testes científicos para discriminar variáveis morfológicas (composição corporal, somatotipo e medidas circunferências e lineares) e variáveis funcionais (capacidade aeróbica, anaeróbica, força e flexibilidade).

Hoje em dia, quase toda academia tem disponível um programa de avaliação física. Antigamente, costumava-se medir apenas o peso e algumas medidas circunferenciais, mas estas são variáveis muito pobres, pois não discriminam o peso em gordura e o peso da massa magra (peso do corpo menos a gordura). Porém, ainda existem academias que estão na idade da pedra e só oferecem essas medidas.


A tendência do que treina adequadamente é modificar significativamente a composição corporal principalmente na fase inicial do treinamento. A massa magra aumenta e a gordura corporal diminui. Esse fator pode ser confuso, se você é gordinho e deseja perder gordura. Ocorre que a massa magra, por ser mais densa do que a gordura, pesa mais do que esta, sendo que a mudança da composição corporal, às vezes, representa aumento de peso na balança e o gordinho poderá pensar que, ao invés de estar emagrecendo, está engordando mais ainda. Na verdade, se todas as variáveis do treinamento estiverem sob controle, o gordinho na verdade estará melhorando a sua composição corporal.

Além do gordinho, todo mundo tem a curiosidade de saber o percentual de gordura corporal que possui, sendo que o atleta competitivo passa a ter base sólida para monitorar a sua gordura corporal durante o ano todo e principalmente na fase pré-competição.

Além do cálculo da composição corporal uma avaliação física pode oferecer dados importantes quanto a sua capacidade aeróbica, força, flexibilidade, problemas posturais, etc. Portanto, procure fazer avaliações físicas periódicas.

Fonte: Musculação – Anabolismo Total / Prof. Waldemar Guimarães

http://definicaototal.com.br/treinos/o-que-e-forca/