Está Perdendo Massa Muscular Fazendo Exercícios Aeróbicos?

Exercicios Aerobicos
Sem Título-3

Se você acha que está perdendo massa muscular fazendo exercícios aeróbicos, está com a razão. É um fato cientificamente comprovado, as proteínas musculares são quebradas e utilizadas para produzir energia durante o exercício aeróbico. Mas não se preocupe, pois você está constantemente quebrando e reconstruindo o tecido muscular de qualquer maneira.

Seu corpo está em constante alternância entre o lado anabólico (construindo músculos) e catabólico (perdendo músculos), são ciclos. Isso é apenas uma parte normal da sua vida. Portanto, seu objetivo deve ser simplesmente, inclinar a balança ligeiramente a favor do lado anabólico e reduzir o lado catabólico, fazendo com que você ganhe, ou pelo menos mantenha sua massa muscular.

Exercicios Aerobicos

Este fator da fisiologia humana tem sido usado muitas vezes fora de contexto para assustar as pessoas, que deixam de fazer exercícios aeróbicos por medo de perder músculos. Quando você jejua durante a noite enquanto dorme, está perdendo músculo também, mas isso não significa que você deve parar de dormir!

Claro, é possível que você perca músculos fazendo exercícios aeróbicos, mas é altamente improvável. Apenas quantidades excessivas de cardio fariam com que isso acontecesse, pois o excesso de treinamento tornaria o lado catabólico da balança mais forte. É difícil generalizar e apontar um número específico, mas é seguro assumir a maioria das pessoas poderia fazer 45-60 minutos de aeróbicos por dia, 6-7 dias por semana, sem perder músculos, desde que se alimentem corretamente.

O Personal Trainer Jonh Parillo, sempre defendeu os exercícios aeróbicos, mesmo aos seus clientes fisiculturistas que estavam tentando ganhar massa muscular. Segundo ele:

“Aeróbica pode melhorar a sua recuperação a partir do treinamento com pesos, promovendo a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio para os músculos”.

“Exercícios aeróbicos forçam a circulação de oxigênio através de seu corpo, aumentando o número e o tamanho dos seus vasos sanguíneos. Os vasos sanguíneos são “rotas de abastecimento” que transportam oxigênio e nutrientes aos tecidos do corpo, incluindo músculos, além de ajudar no crescimento, reparação e recuperação muscular. A expansão desta rede circulatória é chamada de densidade cardiovascular”.

Assim, de acordo com Parillo, os exercícios aeróbicos podem realmente aumentar a recuperação e crescimento muscular, através do desenvolvimento das vias circulatórias que fornecem nutrientes para os músculos. O treinamento cardiovascular é importante para a queima de gordura, para uma boa saúde e para a construção muscular.

Se você sente que está perdendo músculos fazendo exercícios aeróbicos, existem quatro causas prováveis:

– Você não está comendo proteínas suficientes – A proteína é o único nutriente que realmente é usado para construir músculos. Para ficar por mais tempo em estado anabólico, você deve comer 5-6 refeições que contenham proteínas durante o dia. Cada refeição deve ter o intervalo de três horas. Pesquisas comprovam que, se você é fisicamente ativo, necessita de no mínimo 0,8 gramas a 1 grama de proteína por quilo de peso corporal.

– Está comendo poucos carboidratos – Dietas com baixo índice de carboidratos são frequentemente utilizadas para perder peso, porém é um erro cortar os carboidratos de forma drástica. Coma com inteligência, de preferencia nos horários que seu corpo mais precisa, no café da manhã e antes de depois dos treinos.

– Você não está comendo calorias suficientes para sustentar o crescimento muscular – Essa é a causa mais comum de perda de massa muscular. Quando suas calorias são muito baixas seu metabolismo desacelera e o corpo realmente queima o tecido muscular para conservar energia. Os Músculos são tecidos metabolicamente ativos, que exigem uma grande quantidade de energia calórica apenas para se manterem.

– Você não está treinando com pesos – Quando as pessoas querem perder peso, costumam cometer o erro de começar com aeróbicos e só adicionar os pesos mais tarde. É o treinamento com pesos que o impede de perder muscular enquanto está fazendo dieta.

Concluindo, você está muito mais propenso a perder músculos por não comer direito, do que por fazer aeróbicos em demasia. Muitas pessoas acreditam que devem “passar fome” para perder gordura. Infelizmente, essa abordagem fará com que elas percam músculos juntamente com a gordura. A única maneira de manter sua massa magra e perder gordura é alimentar os músculos com muitas calorias e nutrientes essenciais e, ao mesmo tempo, queimar a gordura com exercícios aeróbicos.

Se o seu objetivo é o desenvolvimento muscular, perder gordura ou ambos, você sempre deve incluir alguma forma de atividades aeróbicas, como parte de seu programa de treinamento.

Referências: Healthrecipes