Considerações Importantes para Qualquer Pessoa que Treina com Pesos

Regras na Musculação
Sem Título-3

AQUECIMENTO

Antes de iniciar o treino específico com pesos, é muito importante que se realizem exercícios de aquecimento, que podem ser precedidos de um pré-aquecimento com movimentos articulares. Aquecendo nossos músculos, suas propriedades elásticas aumentam e os músculos se alongam em maior amplitude, sem maiores riscos de ruptura. Com o aquecimento, também aquecemos tendões e ligamentos, nos quais ocorrem lesões, além de ser liberado um líquido nas articulações que auxilia a absorver impacto.

Após o aquecimento geral e o leve alongamento, aquecemos nos exercícios que serão utilizados, mas como uma carga bem leve, em torno de 30% do peso máximo que será utilizado na série mais pesada. Algumas vezes, alongamos com a utilização dos próprios pesos.

Cuidado para não aquecer demais; cinco minutos de aquecimento geral e mais cinco a 10 minutos de aquecimento específico normalmente são suficientes.

QUANTO MAIS NÃO É MELHOR

A tendência do atleta, principalmente do atleta jovem, é achar que quanto mais, melhor. Estes não saem do ginásio e treinam excessivamente, acabando por desenvolver sintomas de sobretreinento. Esse estado acaba por criar uma situação em que o organismo não consegue se recuperar do treino anterior. Em decorrência disso, esse estado é um convite para a ocorrência de distensões e, o que é ainda pior, queda do sistema imunológico.

Regras na Musculação

INTENSIDADE

Se você este em busca de volume muscular, essa é uma das considerações mais importantes: focalize no exercício e aplique toda a sua energia nele. Você não pode utilizar um número fixo, imutável de séries e repetições. Não fique aumentando séries e número de repetições descomedidamente, mas preferencialmente aumente a resistência (carga); essa é uma das formas de aumentar a intensidade.

PRECISÃO NA EXECUÇÃO

Certifique-se de que o exercício está sendo realizado corretamente; isso evitará que o momento de força domine o movimento e que outros músculos que não sejam alvo venham a realizar o esforço, em vez do músculo-alvo desejado. Você também estará mais protegido contra lesões. Lembre-se: qualidade de execução e não qualidade de peso; treine o seu corpo e não seu ego.

CONSISTÊNCIA

Considere que pouco adianta treinar com devida intensidade, perfeita forma de execução e alimentação balanceada por um período, desestimular-se e passar a treinar displicentemente ou, simplesmente, deixar de treinar por outros períodos. Tem muita gente que treina semana sim, semana não. Você talvez precise de períodos de descanso, por vontade própria ou por motivos de força maior, porém, procure manter o controle desse período e aproveite para concentrar forças para quando voltar a treinar.

Musculação é muito simples; pode, na verdade, agregar muitos conhecimentos científicos, mas nada que esteja fora do alcance de qualquer pessoa comum. Basta obter os conhecimentos necessários e treinar com seriedade. Isso se chama dedicação.

Referências: Musculação: Intensidade Total – Prof. Waldemar Guimarães