Como Escolher Uma Boa Academia de Musculação

Como Escolher uma Boa Academia de Musculação
Sem Título-3

Agora que você se comprometeu a adotar um programa de treinamentos, o próximo passo é escolher uma boa academia. Sua academia deve ser um lugar onde você se sinta confortável para frequentar diariamente. Caso contrário, você pode estar mais propenso a desistir conforme as dificuldades forem aparecendo.

Veja algumas dicas que podem ajuda-lo a escolher uma boa academia.

LOCALIZAÇÃO

Depois de um longo dia de trabalho, você não vai querer gastar horas no trânsito para chegar à academia, não é mesmo. Portanto, você deve escolher uma academia que esteja em um ponto estratégico, de preferência no caminho entre casa e trabalho, trabalho e faculdade, faculdade e casa, enfim, no caminho de locais que você frequenta diariamente. Academias próximas à sua casa também podem ser ótimas opções. Quanto mais fácil for o trajeto, melhor.

Como Escolher uma Boa Academia de Musculação

PREÇO

O preço é um dos fatores decisivos para grande parte dos atletas. É impossível dar uma ideia de preços, pois já vi academias desde R$ 20,00 a R$ 400,00 mensais. Os preços variam conforme a qualidade da academia e, principalmente, a localização. A melhor forma de escolher uma academia com um bom custo benefício é pesquisando. Faça uma pesquisa de preços nas academias que se enquadram no perfil que vimos acima (com boa localização), e depois decida com base no que viu. Talvez as academias próximas a sua casa não tenham bons preços, mas a caminho do trabalho pode ser que você tenha mais sorte. Faça uma boa analise para escolher bem.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Nada pior que ter o único horário a disposição para treinar de manhã, e as academias próximas a sua casa abrirem às 7h (eu já passei por isso). Realizar um treino que costuma levar 1 hora em 18 minutos não é uma coisa muito agradável. Então, não se esqueça de incluir o horário de funcionamento, incluindo os dias em que a academia abre, na sua ficha de pesquisa.

PERSONAL TRAINERS

Para os mais experientes isso não faz muita diferença, mas se você é novo na academia, é importante contar com a ajuda de bons profissionais. Procure observar o local e verificar como os personal trainers se portam; se ajudam os alunos ou se ficam sem fazer nada. Em alguns casos, você vai notar que eles não estão nem aí, só se preocupam em olhar as menininhas treinando. Procure escolher um ambiente com profissionais sérios. Não que as brincadeiras sejam proibidas, mas tudo tem o momento certo.

LIMPEZA

Treinar em um local sujo não é agradável. Tomar banho em um chiqueiro é pior ainda. Visite a academia e verifique se o local está limpo. Claro, não precisa estar brilhando, mas só de bater o olho você terá noção se o local é bem cuidado. Muito importante: visite o vestiário antes de se matricular em qualquer academia. Veja se o chuveiro tem água quente e se a limpeza é feita regularmente.

SEGURANÇA

É bem provável que você tenha que levar uma mochila para o treino, seja para se trocar ou contendo materiais do trabalho ou faculdade. Verifique se existe um armário com cadeados, ou com opção que você possa levar o seu cadeado enquanto estiver lá. Na maioria dos casos, você só poderá usar o armário gratuitamente enquanto treinar. Se quiser deixar suas coisas lá o mês inteiro você terá que pagar uma mensalidade. Isso não importa, o mínimo que você deve exigir é um local seguro para guardar suas coisas enquanto você treina, caso contrário pense duas vezes.

NÚMERO DE ALUNOS X TAMANHO DO LOCAL

É normal que em alguns horários a academia fique bem cheia. Provavelmente, você já tem noção do horário que você vai escolher. Dessa forma, visite as academias candidatas no horário em que você treinaria nelas. Dessa forma, você poderá observar se o local é muito cheio, se é necessário revezar com 25 pessoas para usar um aparelho, se o número de instrutores é suficiente para atender a todos, entre outras coisas. Existem pessoas que gostam de treinar nos horários de pico, com a academia cheia. Eu gosto de treinar sossegado, de preferência no primeiro horário, quando não tem muita gente. Vai de acordo com as suas preferências, veja a que melhor se enquadra no seu perfil.

QUALIDADE E VARIEDADE DOS EQUIPAMENTOS

É muito importante observar a qualidade e variedade dos equipamentos. Em algumas academias é comum que os equipamentos fiquem em manutenção por um bom tempo, fazendo com que haja super utilização de outros aparelhos. Em outros casos, você quer trocar de série, mas não pode, pois a academia só tem meia dúzia de aparelhos. E finalmente, você fica mais forte e quer aumentar os pesos, mas a academia só tem halteres até 20kg. Observe todos os detalhes.

OPÇÕES DE CANCELAMENTO

Finalmente, veja as opções de cancelamento disponíveis. Em alguns casos, já vi alunos que fecham planos de 2 anos e devido a mudanças de emprego precisam parar de treinar, e acabam ficando sem qualquer tipo de reembolso. Para ficar livre de preocupações, você pode escolher o plano mensal de pagamentos. Mas se você é daqueles que gosta de fechar planos de longos períodos, descubra o que vai acontecer se você precisar sair da academia.