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Você só pode construir o tecido muscular se você  gerar contrações musculares progressivamente mais fortes, assim entra para uma ênfase em encontrar maneiras de aumentar a intensidade do exercício. Isto não deve ser confundido com a duração do exercício porque a intensidade de formação máxima encurtará realmente o tempo necessário para conseguir o crescimento muscular máximo.

Aqui vamos nos concentrar sobre o papel de forçar as repetições em intensificar o efeito do treinamento.

Quando você chegar ao ponto de falha muscular é impossível gerir mais uma repetição completa de todo o exercício, pelo menos não sem perder um pouco a forma ou técnica correta. Há, no entanto,  uma maneira em que você pode aumentar a intensidade ainda mais longe, que é através do preenchimento de um ou mais repetições forçadas com a ajuda de um parceiro de treinamento experiente.

A melhor maneira de conseguir isso é mantendo os mesmos pesos na barra e ter o seu parceiro de treinamento com isso é mais do que necessário para que você possa completar as três repetições extras com a boa forma de elevação.

Fisiculturistas iniciantes devem evitar repetições forçadas até que aprenderam técnicas de bom levantamento e de ter preparado os seus músculos para os esforços envolvidos nesta abordagem particular. Levantadores intermediários devem considerar a adição de repetições forçadas a um exercício na seqüência pré-exaustão. Fisiculturistas avançados podem utilizar repetições forçadas com base em suas próprias necessidades e julgamento.