bannerfogo_300x250

Agora que você já conhece os três pilares que devemos seguir para ganhar massa muscular, vamos falar sobre o outro lado da moeda: perder gordura. 

Realmente é muito difícil ganhar massa muscular enquanto perdemos gordura. Nem os fisiculturistas profissionais tentam fazer isso. Em determinados períodos do ano eles se focam em ganhar peso e massa muscular e em outros se focam em queimar gordura. Não é uma boa ideia tentar fazer as duas coisas ao mesmo tempo, pois você só conseguirá resultados medíocres, como ganhar um pouquinho de massa muscular e perder um pouquinho de gordura. 

Se focando em apenas um objetivo você pode ter expressivos ganhos de massa muscular, e depois queimar muita gordura, o que é muito melhor! 

Então, antes de adotar um treinamento para queimar gordura, pergunte a si mesmo: o que eu quero fazer primeiro? Eliminar a gordura ou ganhar massa muscular? 

Particularmente, eu sempre prefiro ganhar massa muscular primeiro e depois queimar gordura. Faço isso por que os músculos queimam calorias, o que facilita a nossa vida quando queremos eliminar gordura. Porém, tudo depende da sua condição atual. Se o seu nível de gordura está te incomodando, trabalhe primeiro na perda de gordura, não tem problema. 

MELHOR TREINAMENTO PARA PERDER GORDURA        

Vamos abordar agora alguns treinamentos que funcionam muito bem para queimar gordura. Basicamente, independentemente de qual seja o seu objetivo, existe uma regra geral para acelerar os resultados de qualquer treinamento: a intensidade do treinamento. 

Muitas pessoas que querem queimar gordura limitam seus treinos a correr em ritmo leve por 40 minutos na esteira, e de longe essa não é a melhor opção. Se você realmente quer queimar gordura rapidamente, certifique-se de treinar intensamente. 

A estrutura do nosso treino será composta por: treino de musculação + treinamentos aeróbicos. 

Quanto ao treino de musculação, você pode tanto usar uma rotina de treino padrão, treinando dois grupos musculares no mesmo dia, de 3 a 6 vezes por semana, ou usar métodos de treino que já ajudam a queimar gordura, como o circuito. 

O circuito é um treinamento onde nós definimos uma série de exercícios que devem ser feitos em seguida, sem descanso e com menos carga. Como o próprio nome diz, fazemos um verdadeiro circuito na academia. 

Porém, o que realmente fará a diferença são os treinamentos aeróbicos. Nesse caso, você deve usar um método que promove muito mais resultados em muito menos tempo de treino: o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT). (veja mais sobre o hiit aqui)

Esse método consiste em variar a intensidade do treinamento, alternando picos de altíssima intensidade, com momentos de baixa intensidade. Exemplo: imagine que você resolve correr em volta de uma quadra de futebol. Normalmente, você correria por alguns minutos no mesmo ritmo, porém com o Hiit o treino ficaria assim:

Você começa dando umas voltas na quadra para aquecer. Agora você terá que intercalar momentos de alta e baixa intensidade. Então, você fará uma volta intensa, correndo o mais rápido que puder, e outra volta leve para recuperar o fôlego. E assim por diante. Veja o vídeo abaixo e entenda melhor como funciona. 

UM SEGREDO QUE FAZ MUITA DIFERENÇA 

O último ponto que devemos definir é a hora de treinar e a quantidade dos treinos. Eu aconselho que você faça o Hiit imediatamente após o seu treino de musculação, por uns 15 a 20 minutos no máximo. 

É vantajoso treinar dessa forma, pois no treino de musculação você gasta boa parte de sua reserva de glicogênio (energia). Dessa forma, o seu corpo usará suas reservas de gordura como fonte de energia para o treino aeróbico. 

Você pode repetir essa rotina de 3 a 5 vezes por semana. Treine musculação por 30 a 40 minutos, e finalize o seu treino com o Hiit por 15 a 20 minutos. Com certeza essa fórmula vai potencializar seus resultados. 

DICA VALIOSA

Se você não consegue queimar aquela chata gordura abdominal, não deixe de ler o e-book Abdômen Sarado. Esse e-book revela um método comprovado que ensina a definir o abdômen de forma totalmente natural e em tempo record. Você pode obter uma cópia acessando o link abaixo:

ABDÔMEN SARADO (Descubra como queimar toneladas de gordura abdominal em tempo record e naturalmente).