Os Suplementos Paks São Efetivos?

Paks
Sem Título-3

É incrível como existe muitas tentativas de se construir músculos e manter um percentual de gordura baixo. Porém muitas delas fazem com que você não atinja seus resultados.

Quando você passa por uma banca de jornal e olha para qualquer revista de musculação ou fitness, você vê dezenas de anúncios de suplementos que todos prometem dar-lhe enormes ganhos de músculos e uma redução na gordura corporal. Muitas pessoas podem pagar para ter todos aqueles suplementos na edição. E passar o dia todo consumindo-os através de pílulas, cápsulas, pós, goela abaixo… As vezes com um gosto não muito agradável.

Se formos somar os valores dos suplementos: Creatina, Whey Protein, BCAA, Glutamina, Cafeína, Vitaminas e Minerais, Maltodextrina, entre outros. Ultrapassaria R$ 200,00 facilmente. As empresas fabricantes de suplementos conseguiram elaborar um suplemento que pudesse ter em sua composição todos os suplementos citados acima, no entanto, em uma quantidade muito pequena de cada componente.

Os packs foram formulados para atingir todos os objetivos que são: aumento de massa muscular, diminuição da gordura corporal e manutenção da saúde. Porém, os fabricantes não imaginavam que isto lhes custaria um certo “prazer” em engolir. A não ser que o indivíduo tolere facilmente empurrar mais de 20 subprodutos presente em um pacote (pack) por dia. Eles recomendam a utilização de dois packs ao dia, um antes dos treinos e o outro depois dos treinos, chegando a totalizar uma ingestão de 22 comprimidos ou pílulas, tabletes, cápsulas… Alguns comprimidos pequenos outros que precisam ser quebrados antes de ir à boca.

Paks

Os packs são suplementos mais caros do que os suplementos tradicionais e individuais, com sua composição muito reduzida de matéria prima, às vezes nem chegando a atingir 50% das necessidades. Alguns relacionam estes como os suplementos “monstro”. Acho que por causa da sua quantidade de subprodutos.

Se os packs são conhecidos por conter variados nutrientes e se estes contidos na composição são aqueles suplementos comprovados cientificamente, sim, os packs serão, portanto uma boa estratégia para a melhoria da performance. Isso vai depender das quantidades e do tipo de produto adicionado. Sem esquecer que além de conhecer qual pack deverá usar, terá também que se acostumar em engolir mais de 20 comprimidos, cápsulas, pílulas por dia… Lembrando sempre que, se faz necessário ter auxílio e prescrição de um nutricionista esportivo para não usar indiscriminadamente qualquer tipo de suplemento dietético, pois estes podem vir a lhe trazer maus benefícios, prejudicando seu ganho de massa muscular ou até mesmo a sua saúde.  

Dr. Kadu Martins
Nutricionista Especializado em Nutrição Esportiva

CRN – 34187 SP