O que é Glutamina?


A glutamina é o aminoácido livre mais abundante que existe em nosso organismo, perfaz cerca de 60% do total. É um aminoácido não essencial, pois o nosso organismo está apto a sintetizá-lo. A glutamina provavelmente é o aminoácido mais importante no nosso organismo para criar condições anabólicas favoráveis para a construção muscular, promovendo uma ação anti-catabólica por evitar a degradação protéica e estimular a síntese de glicogênio. A glutamina tem ainda um efeito similar ao da creatina no processo de voluminização intracelular, por atrair água para dentro da célula.

Glutamina

Mas se já produzimos glutamina, por que utilizar suplementos?

Sob condições fisiológicas normais, nosso organismo tem condições de produzir toda a glutamina necessária. Ocorre que principalmente após um treinamento intenso, uma grande quantidade de glutamina é utilizada por diversos tecidos do organismo, o que justificaria a administração extra desse aminoácido.

A dosagem efetiva de glutamina deve ficar entre 10-15g administrada logo após o treino com solução de glicose para otimizar a absorção. Dosagem inferior demonstra ser ineficaz para efeito muscular, tendo em vista que cerca de 50-85% da dosagem não deve alcançar o músculo, pois é utilizada pelo intestino como fonte de energia.

Fonte: Musculação Além do Anabolismo – Professor Waldermar Guimarães

Seu objetivo é ganhar massa muscular e definição corporal? Clique aqui para conhecer um método que pode te ajudar...