O Exercício Aumenta Minha Necessidade de Minerais?

Minerais
Sem Título-3

O exercício pode induzir perdas minerais por meio de vários mecanismos. Muitos minerais parecem ser mobilizados para a circulação durante o exercício, provavelmente são liberados dos estoques dos músculos ou de algum outro lugar. Como são circulantes, alguns podem ser removidos pelos rins e excretados na urina, enquanto outros podem aparecer no suor, sobretudo em ambientes de temperatura elevada. Perdas pelo trato gastrintestinal também podem ocorrer durante o exercício, embora o mecanismo ainda não seja totalmente conhecido.

A atleta que desenvolve amenorreia secundária pode precisar de cálcio adicional, assim como o atleta de endurance com redução da massa do osso trabecular. A interrupção da menstruação na amenorreia secundária pode reduzir a necessidade de ferro adicional da atleta.

Por causa dessas prováveis perdas de minerais, os pesquisadores de nutrição esportiva admitem que, no caso de atletas, a suplementação mineral deve ser levada em consideração. Embora a suplementação possa ser útil em alguns casos, o primeiro passo deve ser conscientizar o atleta da necessidade de uma dieta com quantidades adequadas de minerais.

Fonte: Nutrição para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo – Melvin H. Williams