Dextrose: O que é, Para Que Serve e Como Tomar


A dextrose é um carboidrato simples, de alto índice glicêmico e absorvido rapidamente pelo organismo. A dextrose é utilizada por fisiculturistas e atletas para induzir o pico de insulina e repor o glicogênio (energia) nas células musculares que são perdidos durante o treinamento intenso. Em outras palavras, a dextrose serve para fornecer energia ao corpo após o treinamento. Sem a ingestão de um carboidrato simples como esse no pós treino, nosso organismo teria que buscar energia dos tecidos, fazendo com que os atletas percam massa muscular.

A dextrose é comumente usada por pessoas que visam o ganho de músculos, mas também é usada por atletas de resistência.

A DEXTROSE E A INSULINA

Os carboidratos entram na corrente sanguínea como glicose e são queimados como combustível ou armazenados como gordura. A medida que a dextrose é absorvida pelo corpo ela estimula a liberação da insulina, que também é conhecido como hormônio transportador.

A insulina tem um papel fundamental para manter o corpo em estado anabólico, pois além de transportar a glicose para as células musculares, também leva as proteínas, aminoácidos e outros nutrientes essenciais para a construção de músculos.

Dextrose

COMO TOMAR DEXTROSE

Na maioria dos casos, a ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico como a dextrose é uma má ideia. Esses carboidratos são absorvidos rapidamente pelo organismo e estão mais propensos a serem armazenados como gordura corporal. Isso acontece por que a dextrose oferece mais energia do que o corpo precisa consumir na maior parte do tempo. Se o corpo não precisa dessa energia, ele a armazena, e nesse caso é como gordura.

No entanto, fisiculturistas e atletas podem se beneficiar tomando dextrose imediatamente após uma sessão de treinamento, pois nesse momento nosso corpo está precisando de energia para repor o que foi gasto no treino.

Estudos demonstram que a quantidade de dextrose necessária para induzir um pico de insulina após o treino é de 60-75g. A dextrose é particularmente mais eficaz quando misturada com creatina, whey protein, e glutamina. O pico de insulina criado pela dextrose irá mover os nutrientes desses outros suplementos para dentro das células musculares muito rapidamente, e isso é essencial para quem deseja ganhar massa muscular. 

Clique aqui e veja as melhores opções de Dextrose do mercado

Seu objetivo é ganhar massa muscular e definição corporal? Clique aqui para conhecer um método que pode te ajudar...