Valor Biológico – O Mecanismo de Ação Combinado das Diferentes Fontes Proteicas

Valor Biológico Proteico
Sem Título-3

O valor biológico (VB) da fonte proteica  é uma medida da quantidade de proteína (ou mais precisamente do nitrogênio) acumulada no organismo por grama de proteína absorvida. Quanto mais alto for o valor biológico da fonte proteica, mas rapidamente ela será absorvida pelo corpo.

O Whey Protein tem VB de 104. Isso significa que ela tem uma digestibilidade maior e fornece um pico de aminoácidos mais elevado e rápido. Ela leva menos tempo para realizar o trânsito gastrointestinal. Já a albumina tem VB de 88, a caseína tem VB de 80 e a proteína de Soja tem VB de 74. Quanto menor o valor biológico, mais lento, suave e contínuo é o fornecimento de aminoácidos.

Valor Biológico Proteico

Em um estudo feito na Universidade de Londres comparando os efeitos da ingestão de diferentes tipos de proteína, constatou-se que ao final de 100 minutos havia mais aminoácidos no sangue das pessoas que ingerem Whey Protein. Passados 300 minutos os níveis de aminoácidos permaneceriam elevados com a caseína, porém já haviam retornado aos valores basais em pessoas que ingeriam Whey Protein.

A Proteína de Soja, Caseína, Albumina e Whey Protein são assimilados gradualmente pelo organismo, fornecendo um excelente perfil de aminoácidos e gerando um aproveitamento  completo da proteína ingerida, em um mecanismo conhecido como timed release.

Fonte: Guia de Suplementação Alimentar – Bodygenics