Pirâmide Alimentar – Descubra Quais São os Alimentos Essenciais

Guia da Pirâmide Alimentar
Sem Título-3

Ao longo dos anos, inúmeras abordagens têm sido usadas para transmitir o conceito de dieta balanceada e ajudar as pessoas a selecionarem alimentos com quantidades suficientes de todos os nutrientes essenciais. Em essência, os alimentos que contêm nutrientes semelhantes foram agrupados em categorias.

Antigamente, os alimentos eram agrupados nos Sete Básicos ou nos Quatro Grupos Alimentares Básicos, mas hoje existe um consenso de que se deve agrupar os vários nutrientes em seis categorias.

Embora cada guia possa utilizar uma terminologia diferente, as seis categorias são: (1) leite, iogurte e queijo; (2) carne, aves, peixe, ovos, leguminosas e oleaginosas; (3) pão, cereais, arroz e massas; (4) vegetais; (5) frutas e (6) gorduras, óleos e doces.

Guia da Pirâmide Alimentar

Utilize o Guia da Pirâmide Alimentar para ajudar você a comer melhor. Comece com bastante pão, cereais, arroz, massa, vegetais e frutas. Acrescente duas ou três porções do grupo do leite e duas ou três porções do grupo das carnes. Cada um desses grupos fornece uma parte, não o total dos nutrientes que você precisa. Não existe grupo alimentar mais importante que o outro, você precisa consumir todos. Não exagere no consumo de gorduras, óleos e doces, ou seja, os alimentos no topo da pirâmide.