Para que Serve a Vitamina B6?


A vitamina B6 é uma peça-chave na conversão das proteínas que ingerimos em aminoácidos que constroem nossos músculos. Além disso, ela auxilia no fornecimento de energia e na formação de neurotransmissores importantes, como a serotonina. Ela também cuida da manutenção no nosso sistema imunológico. Essa vitamina pode ser obtida com a ingestão de alimentos como carne vermelha, frango, peixe, ovos, lentilha, banana e batata.

O papel da vitamina B6 é um tanto complexo. Ela atua na formação de neurotransmissores, na metabolização de proteínas em aminoácidos a serem utilizados pelo corpo para formar novos tecidos, inclusive músculos, e no apoio ao sistema imunológico. Ela também participa da regulagem de líquidos e do equilíbrio hormonal, da reserva de energia, do funcionamento nervoso e do metabolismo da proteína. A vitamina B6 pode melhorar o funcionamento mental porque auxilia na formação de neurotransmissores que controlam nosso humor, energia e capacidade de concentração. A vitamina B6 atua na regulagem do equilíbrio dos líquidos e entre sódio e potássio em nosso corpo eliminando o excesso de líquidos do nosso organismo. Por ser um diurético natural, ela se mostra bastante útil para aquelas pessoas que estão tentando perder peso antes de competições importantes.


Os atletas em treinamento intensivo, por causa do metabolismo da proteína realizado pela vitamina B6, devem buscar manter um alto nível dessa vitamina ao consumirem uma alimentação rica em proteínas. Embora a vitamina possa não influenciar diretamente no desenvolvimento muscular, ela é importante na formação das proteínas musculares. Portanto, durante exercícios intensos, os músculos poderão utilizar a energia gerada para dar suporte a um metabolismo e uma massa magra cada vez maior.

Algumas pesquisas indicam que a armazenagem de até 80% da vitamina B6 em nosso corpo se encontra dentro do tecido muscular. O impacto causado pela vitamina B6 nos neurotransmissores, como a dopamina e a epinefrina, não deve ser desconsiderado, pois hoje sabemos que a alta performance origina-se na mente. A maioria dos atletas em geral se beneficia com um aumento no foco e na intensidade.

Mesmo sendo vendida como um suplemento que faz parte do complexo B, a vitamina B6 parece ser um caminho seguro e natural para realçar o metabolismo de aminoácidos, a utilização de energia e a produção de neurotransmissores. Além disso, ela atua como um fortalecedor do sistema imune, o que a torna incentivadora tanto do bem-estar físico quanto do mental.

Seu objetivo é ganhar massa muscular e definição corporal? Clique aqui para conhecer um método que pode te ajudar...