Para que Serve a Vitamina B1 / Tiamina


A Tiamina, ou Vitamina B1, é comumente ingerida como parte do complexo-B. Ela é necessária para a produção de energia, a saúde dos nervos e a função mental (incluindo foco e memória), além de possuir capacidades antioxidantes e proteger as células dos radicais livres. Essa vitamina também possui efeitos diuréticos moderados.

Ela pode ser encontrada em alimentos como cereais integrais, farinha de aveia, nozes, carne, aves e peixe. Contudo, vale ressaltar que a vitamina B1 é destruída quando o alimento é cozido. Além disso, os níveis dessa vitamina podem ser reduzidos devido ao uso de açúcar, taninos (presentes no café e no chá), nicotina, alimentação rica em carboidratos e álcool.

Vitamina B1 - Tiamina

Os atletas fazem uso da vitamina B1 porque quando ingerida com outras vitaminas tipo B, ela pode elevar o nível de energia, aliviar a fadiga pós-exercícios, além de melhorar o tempo de reação, o foco mental e a atitude, sintetizando mensageiros químicos fundamentais no sistema nervoso. Ela também ajuda na melhora da saúde do tecido muscular, da função cardiovascular e do sistema nervoso. As vitaminas B são bastante importantes para a saúde de uma maneira geral.  

Bem como muitas outras vitaminas B, a tiamina tem a reputação de aumentar os níveis de energia. Especificamente para os atletas, a tiamina já mostrou ser útil na redução de fadiga causada pelo treinamento intenso.

Devido ao fato de a tiamina ter um papel-chave no funcionamento do sistema nervoso, na produção de energia e ainda auxiliar na atitude e no status mental, essa vitamina passou a ser conhecida por muitos como a “vitamina do moral”. Independentemente do que ela é chamada, essas funções são essenciais para a otimização da performance em todos os planos da vida.

Fonte: Guia de Suplementação Alimentar – Bodygenics

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