O Que São Diuréticos


Diuréticos são substâncias que aumentam a diurese (remoção de fluidos corporais através da urina). Comumente chamados de pílulas de água, os diuréticos estimulam os rins a liberar sódio, água e restos provenientes dos processos metabólicos do organismo.

Os diuréticos são usados no tratamento de vários tipos de doenças, mas no mundo do fisiculturismo sua função é eliminar uma grande quantidade de líquidos rapidamente. Enquanto a balança mostra a redução de peso, é uma perda temporária. Essa não é uma forma saudável de emagrecer. Diuréticos podem levar a desidratação e graves deficiências de potássio, o que pode ser perigoso (para não dizer fatal).

Diureticos


Mohammed Benaziza que o diga. Mohammed foi um fisiculturista profissional que faleceu após vencer o grande prêmio da Holanda. A causa da morte foi uma parada cardíaca causada por extrema desidratação devido ao uso de diuréticos. É importante lembrar, que a partir de 1996 o Mr. Olympia passou a fazer testes para detectar a presença de diuréticos, chegando a desqualificar o fisiculturista Nasser el Sonbaty pelo uso. Acredito que é um aviso convincente para ficarmos longe dos diuréticos, não é mesmo?

Nasser el Sonbaty e Mohammed Benaziza

Nasser el Sonbaty e Mohammed Benaziza

 

Existem alguns tipos de nutrientes que possuem propriedades diuréticas naturais, como bebidas que contém cafeína e vinagre de cidra de maçã. De qualquer forma, os diuréticos naturais também devem ser consumidos com moderação. É recomendado procurar um médico ou nutricionista antes de começar qualquer tipo de dieta.

Toda e qualquer substância farmacológica aqui mencionada só deve ser usada através de “prescrição médica” sob o risco de causar sérios danos à saúde ou até a morte. Aqui estarão descritos como alguns farmacológicos são usados no mundo do fisiculturismo, mas que isto “não sirva” para autoprescrição.

Referências: Livro – Musculação: Anabolismo Total (Prof. Waldemar Guimarães); wisegeek.com

Seu objetivo é ganhar massa muscular e definição corporal? Clique aqui para conhecer um método que pode te ajudar...