O Que É e Como Reduzir Os Níveis De Cortisol?

Cortisol
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O cortisol está totalmente relacionado com aumento do estresse e da gordura corporal. Também conhecido como o hormônio do estresse. Algumas empresas de suplementos usam o marketing do cortisol para vender seus produtos.

O cortisol é um hormônio muito importante que você deve entender se quiser obter o máximo de resultados a partir de programas de nutrição, mas se você não se educar a si mesmo, pode se tornar um dos milhões de vítimas a cair em decepção por não atingir os objetivos.

Ele é produzido pelas glândulas-renais. Está dentro da categoria de hormônios conhecidos como “glicocorticoides”, referindo-se à sua capacidade de aumentar os níveis de glicose no sangue. O cortisol é o glicocorticoide primário. Indivíduos que possuem o Diabete Mellitus (DM), tem um nível muito alto de cortisol.

O cortisol é produzido em resposta ao estresse físico, mental e emocional. Isso inclui calorias da dieta extremamente baixa, treinamento intenso, de alto volume, a falta de qualidade do sono, assim como tensões diárias, tais como as pressões do trabalho, brigas com o cônjuge ou ser pego em um engarrafamento típico de São Paulo. Lesões, traumas e cirurgias são também estressores importantes para o aumento do cortisol.

Cortisol

O Hormônio é liberado no momento de fuga e de resposta a algo não desejado. Fazendo aumentar o fluxo de glicose (assim como a proteína e gordura) fora de seus tecidos e na corrente sanguínea, a fim de aumentar a energia e disposição física para lidar com a situação estressante ou de ameaça.

Existem testes sanguíneos para medir o grau de cortisol, assim como urina e saliva 24 horas. O nível do cortisol é maior no período da manhã, cerca das 6 às 8 hs e eles também são elevados após o treino. Os níveis mais baixos se encontram geralmente a noite por volta das 23 hs.

O cortisol está relacionado ao armazenamento de gordura visceral, portanto antes de pensar em ficar estressado, lembre-se que você pode está estocando adipócitos no abdômen. Alto nível de cortisol é apenas um fator contribuinte para o armazenamento de gordura abdominal. Um excesso de calorias provenientes de uma má alimentação e exercício insuficiente são o que fazem você armazenar gordura subcutânea ou gordura geral. Algumas pessoas relatam perder peso, quando estão sob estresse.

O cortisol é uma ferramenta fisiológica podendo estar alta em indivíduos estressados e que fazem um treino intenso e prolongado. Existem suplementos destinados a diminuir o cortisol como, Coenzima Q10 (CoQ10), conhecido como antioxidante mitocondrial do combate a lesão celular. A vit. C, a fosfatiilserina e a glutamina também fazem parte para a diminuição do cortisol. 

Dr. Kadu Martins
Nutricionista Especializado em Nutrição Esportiva

CRN – 34187 SP