Para que Serve a Vitamina B3 – Niacina?


A niacina, ou vitamina B3, possui um papel fundamental em mais de 100 funções necessárias no organismo e é especialmente importante para a produção de energia e dilatação dos vasos sanguíneos. A niacina também é necessária para a formação de hemácias, ajuda a manter a saúde da pele, regula o funcionamento digestivo e atividades cerebrais.

Você pode encontrar boas quantidades de niacina em carnes de órgãos, frango, peixe, feijão, ervilha e cereais. A niacina não é tão abundante em nenhuma de suas fontes, contudo ela pode ser obtida pela metabolização do aminoácido triptofano. Embora a niacina seja bastante instável nos alimentos, ela pode ainda ser destruída quando estes são moídos e processados.

Niacina

A niacina reforça a energia e a resistência porque auxilia na produção de enzimas que convertem carboidratos, glicose e gorduras em energia utilizável. Ela também regula a glicose sanguínea e apoia a resposta do corpo à insulina. Apesar da niacina ser essencial para a produção de energia e a circulação sanguínea, ela provavelmente recebeu mais reconhecimento por parte dos atletas porque aumenta a vascularização, o que faz com que as veias se destaquem e o corpo pareça mais magro.

Um ponto interessante é que a niacina parece influenciar positivamente o funcionamento sexual. Ela pode fazer isso de duas maneiras: aumentando a circulação e direcionando o sangue a partes específicas do corpo; ou estimulando a liberação da histamina, que é necessária para atingir o clímax.

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