Glucosamina

Articulações
Sem Título-3

A glucosamina é uma parte importante da estrutura necessária do corpo para que ele fabrique moléculas especializadas chamadas de glicosaminoglicanos, encontrados na cartilagem.

A glucosamina não está presente em quantidades significativas na maior parte das dietas. Fontes suplementares são feitas a partir de crustáceos ou podem ser sintetizadas. Ela está disponível de várias formas. A forma de sulfato de glucosamina (SG), estabilizada com um sal mineral, se mostrou a mais eficaz em relação à manutenção e restauração da saúde nas juntas e articulações. Por esta razão ela é a forma preferida.

O SG é estabilizado com um dos dois sais minerais – Cloreto de sódio (NaCI) ou cloreto de potássio (KCI). Embora os dois pareçam estabilizar de maneira eficaz o SG, a utilização do KCI como estabilizador parece ser o mais indicado, pois a alimentação ocidental, de uma forma geral, já é constituída por muito sal (NaCI) e pouco potássio (KCI). Contudo, a maioria das pesquisas vem sendo realizadas com a forma estabilizada do NaCI.

Com o passar dos anos, o desgaste, a alimentação desregulada, as contusões esportivas e o envelhecimento, as cartilagens, ligamentos e tendões podem ficar instáveis e danificados. Manter nossas articulações saudáveis e estáveis é fundamental para permanecermos ativos e livres de dores. A glucosamina já demonstrou poder ajudar nossas articulações se manterem resistentes e saudáveis ao lubrificar e restaurar nossos tecidos conectivos.

Essa regeneração acontece porque apesar de 2/3 de nossas articulações serem compostas por água, elas não são capazes de atraí-la e armazená-la. A glucosamina faz essa função. Então, por ser capaz de ajudar a restaurar e lubrificar as articulações, ela tornou-se bastante popular entre os fisiculturistas, atletas e pessoas idosas.

Atletas afirmam que a glucosamina ajuda a reduzir a dor nas articulações. Os indivíduos fisicamente ativos e esportistas algumas vezes sofrem com o desgaste da cartilagem como resultado de anos de movimento repetitivo e uso excessivo das articulações. Frequentemente, esses danos resultam em dores nos ombros, joelhos e cotovelos. A glucosamina ganhou uma enorme popularidade por causa de sua aparente capacidade de lubrificar e auxiliar na regeneração da cartilagem, dos ligamentos e dos tendões. Fortalecer o tecido conectivo ajuda a manter as articulações saudáveis e flexíveis o bastante para absorverem choque e combaterem as lesões causadas pelo treinamento intenso, pelos exercícios repetitivos ou pelo resultado natural do envelhecimento.

Portanto, não importa se você sofre com dores articulares associadas ao desgaste ou à prática esportiva, a glucosamina é uma excelente escolha para auxiliar na regeneração das articulações. Algumas pesquisas indicam que a glucosamina é mais eficaz quando utilizada juntamente com o sulfato de condroitina, pois ambos possuem propriedades estruturais semelhantes e atuam contra a inflamação, no alívio dos danos causados no tecido conectivo e na manutenção e restauração da saúde das articulações.