FOS – Frutooligossacarídeos


Hoje em dia, nossa dieta contém muitos alimentos industrializados e ingerimos cada vez menos vegetais e frutas. Por causa disso, os suplementos de fibras tornaram-se grandes aliados de uma dieta balanceada.

Mas é importante ressaltar que existem diferenças entre as diversas fibras disponíveis e o tipo de fibra faz toda a diferença na capacidade dela trazer benefícios para você. O Frutooligossacarídeo (FOS), algumas vezes chamado de oligofrutose, é uma classe de oligossacarídeo utilizada artificialmente como adoçante. O FOS começou a ser usado na década de 1980 quando houve uma maior demanda por parte do consumidor por alimentos mais saudáveis e com menos calorias.

FOS - Frutooligossacarídeos

O composto FOS, em resumo, é um açúcar complexo derivado de plantas que já é comercializado hoje em dia como suplemento nutricional. O FOS é retirado das frutas e vegetais (como banana, cebola, chicória, alho, aspargo, trigo, tomate, entre outros).

Os FOS resistem à hidrólise por meio das enzimas salivares e digestivas intestinais. No cólon eles são fermentados pela bactéria anaeróbica. Em outras palavras, eles possuem um valor calórico inferior e ainda contribuem com o funcionamento da fibra alimentar da sua dieta. Os FOS são mais solúveis que as inulinas e são, assim, mais usados como aditivo em iogurte e outros produtos derivados do leite.

Em prol de uma boa saúde é muito importante corrigirmos o equilíbrio nas populações de bactérias “boas” e “más” na flora intestinal, para que possamos ter nosso organismo funcionando de forma equilibrada, o que é essencial para a absorção otimizada dos nutrientes ingeridos. O alto consumo de grandes quantidades de açúcar refinado, carnes e alimentos processados – típicos da alimentação cotidiana – pode deter populações de bactérias benéficas e favorecer o crescimento da população de bactérias nocivas. Esse desequilíbrio é extremamente maléfico ao seu organismo. Os FOS contribuem para o equilíbrio da flora intestinal. Seus benefícios são ampliados pela adoção de uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis, sendo importante também a ingestão de líquidos.

Fonte: Guia de Suplementação Alimentar – Bodygenics

Seu objetivo é ganhar massa muscular? Clique aqui e aprenda a fazer 3 incríveis receitas para ganhar músculos...