≡ Menu

Gravei um Vídeo Mostrando Como Eu Perdi 8kg de Gordura e Ganhei 4kg de Músculos em Apenas 45 Dias, Comendo Só Coisas Gostosas…Veja como você também pode montar a sua Dieta Para Secar a Barriga e Definir os Músculos sem Passar Fome, Clicando Aqui

Queimar gorduras talvez seja um dos assuntos mais procurados na internet pelas pessoas, assim como a palavra “emagrecimento”, porém, “infinitas” são as informações acerca deste assunto que parece não ter fim…

Você vai encontrar dicas e estratégias das mais variadas possíveis sobre estes assuntos, assim como contradições e polêmicas…

Eu resolvi também entrar neste assunto e dar minhas opiniões a respeito deste tema e espero ajudá-lo na sua jornada para queimar suas indesejáveis gorduras definitivamente e ter o corpo que sempre desejou!

Vou falar sobre vários assuntos que possuem relação com o emagrecimento e com a queima de gorduras antes de falar de alimentação, e treinamentos propriamente dito, por isso, recomendo que leia este artigo na íntegra sem pular partes para entender tudo a respeito do meu ponto de vista.

O Metabolismo

O metabolismo, simplesmente, é o conjunto de processos químicos que mantém a nossa vida. É a energia mínima necessária para fazer você respirar, manter seus batimentos cardíacos, digestão, reparação celular, circulação sanguínea, produção hormonal e atividades leves do dia a dia como levantar, andar, pegar objetos e etc…

A energia utilizada para permití-lo realizar estas atividades é proveniente da sua alimentação, ou seja, da comida que você come e das bebidas que você bebe…

O metabolismo pode fazer você ganhar gorduras como também fazê-lo perdê-las.

As Gorduras

A massa do gordura encontrada no seu corpo é conhecida por tecido adiposo, que nada mais é do que o conjunto de adipócitos, que é o nome dado as células de gorduras.

O papel da gordura é amortecer e proteger o corpo e órgãos de impactos e também armazenar energia. As gorduras ajudam na produção de muitos hormônios, como a leptina, a resistina, o estrogênio.

A gordura é armazenada em vários lugares no nosso corpo como sob a pele (subcutânea), intramuscular (nos músculos), visceral (em torno dos órgãos internos) e entre outros locais…

Gorduras Subcutâneas

Este tipo de gorduras são armazenadas em maior predominância nos glúteos, coxas e quadril nas mulheres e na região abdominal nos homens.

Este tipo de gordura não está muito relacionado com problemas de saúde e sim mais com questões estéticas e é o tipo de gordura que a maior parte das pessoas brigam para perderem nas salas das academias…

A gordura subcutânea secreta a resistina e a leptina.

Gorduras Viscerais

Existem fortes ligações entre grandes quantidades de gorduras viscerais ou abdominal e doenças cardiovasculares, a resistência à insulina, diabetes tipo 2 e doenças inflamatórias.

Hormônios Queimadores De Gorduras

O corpo humano produz e usa muitos hormônios. Esses hormônios têm várias responsabilidades quando se trata de processos no nosso corpo , mas, alguns são responsáveis ​​pela queima de gordura.

Os cinco principais hormônios de queima de gordura no corpo são:

• Testosterona
• Hormônio do Crescimento Humano
• A leptina
• Tiroxina
• Epinefrina

como-torrar-gorduras-definitivamente

Testosterona

A testosterona ajuda a construir e manter a massa muscular , bem como queimar gordura corporal.

Para aumentar os níveis de testosterona , deve-se realizar exercícios intensos, e de curta duração, como treinamento com pesos.

As gorduras saturadas são necessárias para a produção de testosterona, e é por isso que uma dieta rica em proteínas e gorduras (saudáveis), e pobre em carboidratos , muitas vezes levam ao aumento dos níveis de testosterona.

Hormônio do Crescimento Humano

Produzido pela glândula hipófise, o hormônio do crescimento humano (HGH) constrói e mantém muscular, controla o açúcar no sangue, mantém os níveis de insulina, e queima gorduras.

Exercícios de alta intensidade e curta duração também aumentam o HGH.

Dietas de baixo carboidrato também aumentam a produção de HGH, porque níveis elevados de insulina produzem a somatostatina , que suprime do Crescimento Humano ( baixos carboidratos = baixa somatostatina = maior HGH).

A Leptina

A leptina é produzida nas células de gordura do corpo. Ela é secretada na corrente sanguínea, e viaja até o cérebro provocando uma diminuição do apetite, e aumento do uso do corpo da gordura corporal armazenada em energia ao invés das fontes de alimentos, e também aumenta o metabolismo.

Uma quantidade adequada de calorias é necessária para manter os níveis de leptina; dietas muito baixas em calorias faz com que os níveis de leptina caem. O exercício físico regular e quantidades adequadas de sono profundo ajudam a manterem os níveis de leptina altos.

Tiroxina

A tiroxina é produzida pela glândula tireóide e lançada na corrente sanguínea junto com o T3.

Exercícios de curta duração e alta intensidade aumentam os níveis de tiroxina e mantém esses níveis elevados por horas após o treino.

Epinefrina

A Epinefrina (conhecida também como Adrenalina) é produzido pelas glândulas supra-renais durante o exercício e quebra a gordura corporal armazenada para ser utilizada como fonte de energia.

A Queima De Gorduras

A gordura armazenada nos músculos e sob a superfície da pele são os dois tipos de gorduras, que criam a aparência de estar “gordo” ou obeso.

Para perder gordura corporal, os ácidos graxos no interior das células de gordura deve ser queimadas.

A melhor maneira de fazer isto é por meio de exercícios físicos, que aumentam o fluxo sanguíneo para essas áreas, e aumenta a oxidação dos ácidos graxos.

A gordura corporal é utilizada como energia, quando as necessidades de energia do corpo excede a da energia absorvida nos alimentos.

As duas maneiras para isso é através de dieta restritiva e exercício. Se uma pessoa come menos calorias do que o necessário para a energia, o corpo vai queimar gordura para obter energia.

Da mesma forma, se uma pessoa exercita-se regularmente e requer mais energia do que a que foi fornecida pela ingestão de alimentos, a gordura armazenada é convertida em energia.

Exigimos energia 24 horas por dia, tanto para abastecer nossas atividades realizadas como também para abastecer nossos processos do corpo, como a respiração e digestão.

Se uma pessoa deixa de consumir alimentos em quantidade suficiente para fornecer o combustível que precisa, seu corpo vai quebrar as células de gordura (triglicerídeos ) para criar energia.

Os triglicerídeos são quebrados em três unidades de ácidos graxos e uma molécula de glicerol em um processo chamado lipólise (nome científico para “queima de gordura”).

O glicerol é convertido em ácido pirúvico, que é então convertido em acetil coenzima A.

Os ácidos graxos são também convertidos em acetil-CoA, e uma vez que ambos os ácidos graxos e glicerol foram convertidos, a acetil-CoA é ainda quebrada e a energia a partir desta reação forma o ATP (adenosina tri-fosfato), que é a energia que é utilizada no nível celular.

O truque é fazer o seu corpo começar a usar a gordura armazenada como energia em vez de mantê-la estocada.

Por isso, existem passos que você deve tomar para aprender a reduzir sua gordura corporal e manter a perda de gordura.

Portanto, preste atenção a estes conceitos-chave que irei apresentar na segunda parte deste artigo para que você aprenda como aplicá-los na sua dieta!

Até lá!


Foto Prof. Diogo CostaDiogo Costa é formado em Ed. Física desde 2002 (Cref – 012672-G/RJ), pós graduado em Condicionamento Físico Em Academias, Personal Trainer, e autor do website “Emagrecimento Acelerado”http://emagrecimentoacelerado.com