Carboidratos


Os carboidratos são combustíveis perfeitos para o corpo e o cérebro. Embora a maioria das pessoas consiga obter a quantidade necessária por meio dos alimentos, os atletas muitas vezes precisam usar suplementos para suprir uma necessidade maior do seu organismo.

Um grama de carboidrato contém 4 calorias. Os carboidratos podem ser convertidos em glicose (desejado) ou gordura (indesejado). Os carboidratos são normalmente categorizados em complexos e simples. Os simples são mais rapidamente digeridos e geram um aumento rápido de energia e açúcar no sangue.

Os carboidratos são uma fonte muito eficaz de produção de energia. Eles podem ser armazenados como glicogênio nos músculos e no fígado, e agem prontamente como fonte de energia disponível para exercícios prolongados e vigorosos. Por essa e outras razões, os carboidratos podem ser considerados o nutriente mais importante para o desempenho esportivo.

Carboidratos

Uma alimentação rica em carboidratos é uma estratégia muito utilizada por atletas de alta resistência para aumentar as reservas de glicogênio nos músculos buscando a melhora de seu desempenho. O glicogênio é a forma que o corpo encontra para armazenar a glicose, a principal fonte de energia do corpo. Quando consumimos carboidratos, o corpo transforma boa parte dele em glicose. A glicose que não é imediatamente necessária é armazenada na forma de glicogênio nos músculos para ser usada posteriormente. Contudo, o treinamento de grande intensidade em esportes de alta resistência que têm mais de uma hora de duração desfalca essas reservas de glicogênio, aumentando a necessidade de ingestão de carboidratos para garantir níveis normais de glicose no sangue e reservas suficientes de glicogênio nos músculos.

A alimentação rica em carboidratos auxilia na melhora do desempenho dos atletas de alta resistência.

Fonte: Guia completo de suplementação alimentar – Bodygenics

Seu objetivo é ganhar massa muscular e definição corporal? Clique aqui para conhecer um método que pode te ajudar...