Calorias para Perder Peso

Calorias para Perder Peso

A primeira coisa que você precisa saber sobre calorias para perder peso é que uma caloria não é apenas uma caloria. O destino de uma caloria vai depender dos macro nutrientes que você consome, tais como proteínas, carboidratos ou gorduras, e do estado em que seu corpo se encontra, anabólico ou catabólico

A maioria das pessoas acredita que se você diminuir o consumo de calorias para perder peso, vai queimar gordura. E se aumentar o consumo calórico, vai armazenar gordura. Bom, isso é verdade até certo ponto. No entanto, existem diversos outros fatores que devem se alinhar para que isso funcione. 

Basicamente, existem três diferentes variáveis que você precisa entender sobre calorias para perder peso…

  • A ingestão correta de calorias para perder peso
  • A proporção correta de macro nutrientes
  • O tipo correto de treinamento para queimar gordura 
Calorias para Perder Peso

INGESTÃO CORRETA DE CALORIAS PARA PERDER PESO

Descobrir a ingestão correta de calorias para perder peso é uma tarefa complicada de dominar. Se você consumir muitas calorias, você terá um excesso calórico e seu corpo armazenará mais gordura ao invés de queimá-la. Por outro lado, se você não consumir calorias suficientes, seu corpo vai entrar em modo de sobrevivência e começar a armazenar todas as calorias que você consumir em forma de gordura para se precaver.

Essa é a parte complicada da história, encontrar a quantidade de calorias que seja baixa o suficiente para que você entre em um déficit calórico e queime gordura, mas que não seja tão baixa a ponto de fazer com que seu corpo armazene todas as calorias que você consumir por precaução. 

Infelizmente, não existe uma ciência exata que encontre essa quantidade, portanto você terá que fazer testes. Recomendo que você comece consumindo somente a quantidade de calorias que seu corpo precisa para funcionar (veja aqui a fórmula). Se você sentir que é pouco, vá aumentando gradativamente até encontrar o ponto certo. 

Quando você encontrar a quantidade certa de calorias que deve consumir para perder peso, seu corpo vai começar a armazenar gordura como combustível, e continuará a fazer isso ao longo do tempo de sua dieta. Porém, você precisa entender que os resultados não acontecem do dia para a noite. Você precisa ser paciente e consistente em sua dieta e treino para ver os resultados. 

MACRO NUTRIENTES PARA PERDER PESO

Como vimos acima, os macro nutrientes também influenciam no consumo de calorias para perder peso. Você realmente pode controlar as calorias que consome escolhendo bem os alimentos que ingere. 

Se você quer perder gordura, coma muitas proteínas e fibras. Esses dois nutrientes irão mantê-lo saciado por um longo período de tempo. A proteína irá ajudar na manutenção da sua massa muscular, e as fibras, que devem vir de frutas e legumes, são ricas em vitaminas e minerais. 

Carboidratos são ótimos para se consumir antes e depois dos treinos. O corpo estará em melhores condições para usá-los como fonte de energia do que estaria em qualquer outro momento do dia. Evite consumir carboidratos a noite, pois seu corpo estará se preparando para dormir e acabará armazenando essa energia como gordura. 

Gorduras saudáveis devem ser consumidas em pequenas quantidades ao longo do dia. 

TREINO PARA PERDER PESO 

As calorias para perder peso que você consome são otimizadas quando você escolhe o treino correto. 

Quando você treina musculação, as calorias que você consome antes e após o treino são usadas como energia e armazenadas nos músculos ao invés de gordura. Além disso, o treinamento com pesos ajuda a manter o seu metabolismo alto, e quanto mais alto ele estiver, mais gorduras você queimará. 

Um tipo de exercício que você deve ficar longe é o cardio de longa duração. Longas horas de treino aeróbico faz bem ao coração, mas isso não é bom para a manutenção de massa muscular. 

CALORIAS PARA PERDER PESO O TREINO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE 

Não é de hoje que recomendamos o HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) para queimar gordura. É um tipo de treinamento muito intensivo, porém de curta duração, que exigirá muito esforço da sua parte durante a atividade. Porém, os resultados são muito satisfatórios. 

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