Aminoácidos BCAA de Cadeia Ramificada


Os aminoácidos BCAA de cadeia ramificada são compostos pela Isoleucina, Leucina e Valina, e representam um terço das proteínas do tecido muscular. Essa representação é bastante significativa, pois  essas proteínas são importantes para a construção de músculos e o aumento de energia nas células musculares.

Os aminoácidos BCAA de cadeia ramificada demonstraram fornecer o suporte necessário para as atividades físicas voltadas para o ganho de tecido muscular, uma vez que aumentam a velocidade em que ocorre a síntese de proteínas, diminuem a taxa de degradação proteica e ajudam na recuperação pós-exercício. Os aminoácidos BCAA de cadeia ramificada também desempenham um papel importante no fornecimento de energia para praticantes de atividade física.

Para concluir, o BCAA é importante para a síntese de proteína, construção de músculos, prevenção de perda muscular, recuperação física e para fornecer energia aos músculos em atividade. Colocando de forma bem clara, sem o BCAA seus músculos não irão se recuperar e crescer de forma tão otimizada. Como seu corpo não é capaz de produzir o BCAA, é necessário obtê-lo por meio da dieta ou da suplementação. Os laticínios e a carne vermelha são as principais fontes de BCAA, apesar de esses aminoácidos estarem presentes em todos os alimentos que contenham proteína. Suplementos a base de proteína do soro do leite e do ovo podem ser outras fontes de BCAA.


Os três aminoácidos que fazem parte do BCAA agem em sinergia e é importante que eles sejam balanceados, portanto é recomendado um suplemento de BCAA puro e de qualidade, para já vir com as proporções adequadas. A Leucina, juntamente com a Isoleucina e a Valina compõem cerca de 35% dos aminoácidos presentes nos músculos e vários especialistas ressaltam a importância do equilíbrio entre esses três aminoácidos.

O uso de suplementos de carboidrato e BCAA durante o exercício é extremamente importante para atletas de resistência como maratonistas e cliclistas, por exemplo. Alguns estudos já comprovaram que o uso de suplementos de carboidratos e BCAA antes e durante os exercícios melhoram consideravelmente as respostas fisiológicas e psicológicas ao exercício.

A Leucina, juntamente com a Isoleucina e a Valina compõem cerca de 35% dos aminoácidos presentes nos músculos e vários especialistas ressaltam a importância do equilíbrio entre esses três aminoácidos.

Fonte: Guia Completo de Suplementação Alimentar – Bodygenics

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