7 Bons Motivos para Tomar Água

Tomar água
Sem Título-3

A água é essencial para que os outros nutrientes atuem adequadamente no organismo humano. Ela é o solvente da vida. Veja sete bons motivos para tomar água.

1-      A água fornece o material essencial à construção do protoplasma da célula, o componente fundamental de toda matéria viva.

2-      A água não pode ser comprimida e, por isso, serve para proteger os principais tecidos do corpo, como a medula espinal e o encéfalo.

3-      A água é essencial ao controle da pressão osmótica do organismo ou manutenção do equilíbrio apropriado entre água e eletrólitos. Qualquer alteração importante na concentração de eletrólitos pode afetar de maneira adversa a função celular. O organismo não consegue tolerar por muito tempo um declínio grave da pressão osmótica.


4-      A água é o principal elemento constituinte do sangue, o principal mecanismo de transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e outros compostos para células, além dos detritos resultantes do metabolismo das células de órgãos como pulmões e rins a fim de que sejam eliminados.

5-      A água é essencial para o funcionamento adequado dos órgãos dos sentidos. Ondas sonoras são transmitidas pelo fluído da orelha interna. O fluido dos olhos está envolvido no reflexo da luz para uma visão apropriada. Para que o tato e o olfato funcionem bem, os alimentos e os odores precisam ser dissolvidos em água.

6-      A água desempenha um papel fundamental na regulação da temperatura corporal. Ela é o principal componente do suor e por meio da sua evaporação na superfície da pele, ela consegue dissipar o excesso de calor do organismo. De todos os nutrientes, a água é o mais importante para a pessoa fisicamente ativa e é um dos poucos que podem ter efeitos benéficos no desempenho quando usado de forma suplementar antes ou durante o exercício.

7-      Existe alguma coisa melhor do que tomar água quando se tem sede?

Material de apoio: Nutrição – Para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo / Melvin H. Williams.