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Por mais incrível que possa parecer, você não cresce na academia!

O seu treino tem o único objetivo de causar um estímulo para que os músculos se desenvolvam, porém você realmente ganha massa muscular enquanto está fora da academia.

Sendo assim é muito importante que você dê aos seus músculos o tempo de descanso ideal para que eles possam se recuperar dos treinamentos intensos e se fortalecer.

Existem algumas regras básicas de descanso que você deve seguir:

– Dormir 8 horas por dia: eu sei que muitas pessoas simplesmente não têm tempo para dormir tanto tempo. Se for o seu caso, procure tirar um cochilo de alguns minutos na hora do almoço, enquanto está no ônibus ou em qualquer outro momento do dia que seja possível. Se não for, durma o máximo que puder, tente dar um jeito. Lembre-se que o hormônio do crescimento é liberado enquanto dormimos, portanto dormir bem é essencial para o seu desenvolvimento muscular. Se o seu caso for o contrário e você possui tempo de sobra para dormir, evite exagerar. 8 horas de sono estão de ótimo tamanho.

– Dar o devido tempo de descanso entre os treinos: O ideal é dar no mínimo 72 horas de descanso para cada grupo muscular antes de treiná-lo novamente. Por exemplo: se você treina peito na segunda-feira, não poderá treiná-lo novamente antes da quinta-feira. Porém, se o seu treino for bem feito, você pode até se limitar a treinar apenas uma vez por semana cada grupo muscular. Se você tem a vida agitada e possui pouco tempo para descansar, essa pode ser uma boa solução para evitar o catabolismo (perda de massa muscular).

– Cuidado Com a Divisão do Seu Treino: Muitas pessoas minam seus progressos por treinar os mesmos músculos em dias seguidos sem saber que fazem isso. Como assim? Por exemplo: quando você treina peito, você trabalha muito o tríceps. Quando você treina costas, você trabalha muito o bíceps. O que acontece é que muitos fazem uma divisão incorreta do treino, treinando, por exemplo, peito e bíceps na segunda-feira e costas e tríceps na terça feira. Dessa forma, os bíceps e tríceps são trabalhados tanto na segunda como na terça, e não terão o tempo necessário para se recuperarem e crescerem como deveriam.

Muitas pessoas treinam pesado, se alimentam bem e não alcançam bons resultados por que não descansam corretamente. Não cometa os erros que vimos acima caso não queira minar seus resultados.  

DICA VALIOSA

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