≡ Menu

Gravei um Vídeo Mostrando Como Eu Perdi 8kg de Gordura e Ganhei 4kg de Músculos em Apenas 45 Dias, Comendo Só Coisas Gostosas…Veja como você também pode montar a sua Dieta Para Secar a Barriga e Definir os Músculos sem Passar Fome, Clicando Aqui

Um acessório muito popular nas salas de musculação é o cinturão. Muita gente utiliza durante seus treinamentos, porém, será mesmo que eta acessório é realmente útil e recomendado? Neste artigo você saberá a resposta. Confira!

É Realmente Necessário Utilizar Cinturão Na Musculação?

É-Realmente-Necessário-Utilizar-Cinturão-Na-Musculação

O cinturão é um acessório muito utilizado na musculação como uma forma de principalmente proteger a coluna durante os exercícios. Ele é principalmente utilizado quando se realiza o exercício agachamento.

Porém, muita gente está utilizando o cinturão desnecessariamente, até mesmo no agachamento…

Apesar de ser um acessório interessante, sua má utilização, ou de forma desnecessária pode até mesmo trazer-lhe lesões ao invés de prevenção de lesões…

O cinturão passa pela região do seu abdômen e pela sua região lombar. Sua principal utilização seria principalmente para individuos treinados, de nível avançado, e que estejam realizando um exercício com sobrecargas realmente elevadas…

A sua função será a de aumentar a pressão intra abdominal, reduzindo a sobrecarga compressiva sobre os discos intervertebrais.

O problema é que muita gente acaba utilizando desnecessariamente este importante acessório, muitos já chegam na academia com ele já posicionado!

O cinturão acaba por reduzir a capacidade de contração muscular tanto do abdômen como da região lombar, pois, ele praticamente substitui a função dessas duas regiões…

Se você começar a utilizar o cinturão sem um motivo realmente justificável, acabará por na verdade enfraquecer essas regiões, e com isso até contrair lesões!

Imagine um dia na sua casa você abaixa-se para pegar uma caixa pesada no chão e na hora de levantar sente uma dor nas costas…

Aí fica sem entender nada, pois, treina musculação, faz agachamento, faz um monte de exercícios, e como que sentiu dores nas costas?

Muito simples, meu amigo, você está com a região lombar enfraquecida pelo uso desnecessário do cinturão durante sua sessão de treinos!

Muitos exercícios que você faz principalmente em pé na musculação são ótimos para fortalecer a região abdominal e lombar, como por exemplo, o agachamento, levantamento terra, desenvolvimentos, roscas bíceps…

A região lombar e abdominal precisam ficarem em constante contração para sustentar a sobrecarga imposta no seu tronco, ou mesmo para equilibrar a barra com a sobrecarga que está utilizando.

Se você coloca o cinturão em exercícios como esse, mas, não está utilizando uma sobrecarga realmente elevada que justifique proteger essas regiões, então, você estará perdendo um grande oportunidade de fortalecer essas regiões…

Por isso, lembrando mais uma vez, somente utilize o cinturão quando for realizar uma série em um exercício que realmente vá aplicar uma sobrecarga elevada que justifique a utilização do mesmo. E dê preferência apenas ao exercícios onde vá realizá-los em pé.

E pra finalizar, pessoas com problemas de pressão arterial também devem tomarem cuidado com a utilização do cinturão, pois, como já disse anteriormente, ele eleva a pressão intra abdominal, portanto, cuidado!


Diogo Costa é Personal Trainer e autor de diversos projetos online, entre eles o MassaMuscularAgora.com que você pode conhecer clicando aqui.