≡ Menu

Como A Influência Genética Pode Ajudar A Ganhar Massa Muscular

Eai Maromba, hoje trouxe um assunto muito discutido entre os praticantes de musculação: Nossos limites são definidos pelos nossos Genes, verdade ou mito? É claro que certas características são transmitidas a nós por nossos pais. Isso não significa dizer que o trabalho duro e treinamento cuidadosamente planeado não terá um efeito positivo sobre o seu corpo,  isso significa apenas que algumas pessoas vão herdar uma maior abundância das características físicas favorecidas do que outros.

Nem todo mundo possui as características físicas para se tornar um campeão, mas você pode ter boas melhorias. Vamos entender mais sobre isso.

 Basicamente, existem três tipos de corpos reconhecidos:

1. Endomorphs – esses indivíduos tendem a ter um torso redondo, pescoço grosso e membros curtos.

2. Mesomorphs – esses indivíduos tendem a ter  ombros largos, tórax e membros poderosos e pouca gordura corporal.

3. Ectomorphs – esses indivíduos tendem a ser fino e são geralmente alto com pouco músculo e gordura corporal.

Duas características hereditárias têm um papel a desempenhar na determinação potencial de construção muscular, e estas são a densidade da fibra muscular e eficiência neurológica.

Densidade da fibra determina o potencial e tamanho de um músculo enquanto que a eficiência neurológica refere-se à relação entre o sistema nervoso e muscular. Isto é relevante porque, de todos os esforços para indivíduos geneticamente abençoados tem a capacidade de ativar até 50% das fibras musculares em comparação com uma pessoa média normal que ativa  30%. Isto permite uma maior margem para estimular o crescimento.

Conclusão

O fato de que não há nenhuma maneira fácil de medir a densidade de fibras ou eficiência neurológica é realmente uma bênção, porque o incentivo permanece para todos nós para treinar duro e se esforçar para melhorar. Apenas uma pequena minoria de pessoas têm as ferramentas genéticas para se tornarem campeões, mas o resto de nós pode ir a um longo caminho para cumprir os nossos próprios objetivos pessoais.