≡ Menu

5 Coisas Que Só Te Fazem Perder Tempo E Resultados Na Musculação

Muitas coisas que fazemos na musculação realmente são muito úteis, e trarão excelentes resultados, porém, há muitas coisas também que podem fazer você perder tempo e te atrapalhar nos resultados que procura. A seguir listarei 5 coisas que só te fazem perder tempo e resultados na musculação. Confira!

.

.

.

5 Coisas Que Só Te Fazem Perder Tempo E Resultados Na Musculação

5-Coisas-Que-Só-Te-Fazem-Perder-Tempo-E-Resultados-Na-Musculação

1 – Fazer Exercícios Isolados

Cara, sei que você pode até ficar revoltado comigo com relação a isso, mas, é sério, exercícios isolados não são tudo isso que você pensa! Em um recente estudo publicado pelo Dr. Paulo Gentil e colaboradores, eles chegaram a conclusão de que não houve diferença em termos de ganhos de hipertrofia muscular e força no bíceps de quem fazia apenas a puxada no pulley para quem fazia rosca bíceps!

E o estudo foi aplicado com pessoas iniciantes, ou seja, com alta capacidade de ganhos de massa muscular e força, coisa que um praticante avançado consegue de uma forma muito mais lenta…

Portanto, dê prioridade a exercícios multiarticulares como puxadas, remadas, supinos, paralelas, barras fixas, desenvolvimentos, agachamentos, levantamento terra, e deixe de lado exercícios como roscas bíceps. tríceps na polia, testa, glúteo 4 apoios, mesas e cadeiras flexoras e extensoras…

Salvo se você não for fisiculturista, atleta que precise de mínimos detalhes, ou se não possui diferenças entre membros, fazer exercícios isolados será uma perda de tempo para você…

Se quiser ver a postagem do Dr. Paulo Gentil e participar da discussão sobre o assunto, clique aqui e veja.

2 – Alongar Fáscia

Alguns praticantes de musculação, principalmente os mais avançados, ficam buscando formas de tentarem alcançarem maiores ganhos de hipertrofia muscular através de métodos e técnicas que de vez em quando surgem por aí…

Uma delas é o alongamento da fáscia muscular…

A teoria diz que uma das coisas que impedem seus músculos de crescerem mais é a fáscia muscular, que trata-se de uma espécie de membrana, tecido resistente que envolve/cobre seus músculos.

Portanto, se conseguir alongar essa fáscia, você abriria mais espaço para permitir maior crescimento/volume muscular e com isso alcançaria mais hipertrofia muscular.

Porém, a fáscia não se alonga!

Ela pode até se expandir quando os músculos estiverem aquecidos, porém, retorna ao tamanho normal no resfriamento muscular.

Continue treinando normalmente que aos poucos a fáscia vai se adaptando ao novo tamanho dos seus músculos.

3 – Aeróbios De Longa Duração Para Queimar Gorduras

Os aeróbios de longa duração é a forma mais clássica de queimar gorduras e emagrecer que as pessoas utilizam…

Elas chegam até mesmo a superestimar essa atividade física e subestimar o poder da musculação no emagrecimento, na queima de gorduras…

E esse é um baita de um erro!

A forma mais eficiente de queimar gorduras de acelerar o metabolismo, é fazendo treinos de alta intensidade, e isso inclui treinar musculação de forma desafiadora e também fazer o famoso treinamento intervalado (HIIT)

Você irá conservar sua massa muscular, estimular a produção de hormônios anabólicos que favorecem o desenvolvimento muscular e a queima de gorduras, e o melhor de tudo é que economizará e muito o tempo que leva para realizar uma sessão de treinamentos…

Enquanto uma pessoa fica 60 minutos em uma esteira correndo para tentar emagrecer, tem gente que em 60 minutos faz um excelente treinamento de musculação e um treinamento intervalado e tem muito mais sucesso no emagrecimento e queima de gorduras!

Pense fora da caixa! Experimente!

4 – Mais Repetições Define E Emagrece

Muitas pessoas ainda possuem conceitos arcaicos sobre musculação, e exercícios em geral…

Uma delas é de que se desejam emagrecerem, definirem e queimarem gorduras, precisam fazer mais repetições para “queimar”…

Veja bem, treinar com altas repetições para emagrecer, ou queimar gorduras é um péssimo negócio, pois, você estará fazendo um treinamento com sobrecargas leves e apenas dizendo para o seu corpo que o treino é fácil o suficiente e que ele não precisa conservar tanta massa muscular

A consequência disso será que seu corpo irá eliminar uma parte de sua massa muscular, já que está sendo inútil mantê-la…

E aí, você terá redução do seu metabolismo, e perda da capacidade de queimar gorduras de forma otimizada!

Se quer emagrecer, definir, queimar mais gorduras, continue fazendo treinamentos intensos e com sobrecargas desafiadoras! Continue enviando a mensagem para o seu corpo de que a massa muscular que você possui é de extrema importância e que você precisa dela!

Desta forma você manterá seu metabolismo acelerado e consequentemente a queima de gorduras também!

5 – Cuidado Com O Overtraining

Que o overtraining é uma realidade, disso não tenha dúvidas…

O problema é pensar que o overtraining atinge-se de uma forma fácil…

E aí tem muita gente deixando de dar o seu melhor nos treinos justamente por estar com medo de atingir esse tal de overtraining!

Se você não sabe, overtraining significa excesso de treinamento, e traz uma série de consequências, como dores musculares, dificuldades para dormir, dificuldades de recuperação entre treinos, irritabilidade, regressão nos resultados, redução da imunidade, entre outras coisas…

Mas, para atingir esta situação é preciso ter exagerado muito! Tanto é que é um problema mais comum em atletas e não em praticantes normais de atividades físicas.

Você acha mesmo que treinar no máximo 60 minutos de musculação, 5 vezes por semana, dormir, entre 7 a 9 horas de sono, comer corretamente, vai fazer você atingir o overtraining? É claro que não!


Diogo Costa é Personal Trainer e autor de diversos projetos online, entre eles o MassaMuscularAgora.com que você pode conhecer clicando aqui.