≡ Menu

Gravei um Vídeo Mostrando Como Eu Perdi 8kg de Gordura e Ganhei 4kg de Músculos em Apenas 45 Dias, Comendo Só Coisas Gostosas…Veja como você também pode montar a sua Dieta Para Secar a Barriga e Definir os Músculos sem Passar Fome, Clicando Aqui

Qualquer um pode matricular-se em uma academia agora mesmo e começar a treinar para ganhar massa muscular. Porém, ganhar massa muscular está muito além do que simplesmente levantar pesos de qualquer forma. Existe uma ciência por trás da hipertrofia muscular e a busca por conhecimentos deve ser incessante por sua parte. A seguir, cito 3 objetivos que você deve atingir nos seus programas com objetivos de ganhar massa muscular. Confira!.

3 Objetivos Para Atingir Nos Programas Para Ganhar Massa Muscular

3-Objetivos-Para-Atingir-Nos-Programas-Para-Ganhar-Massa-Muscular

Criar um programa de treinos eficaz requer mais do que apenas reunir um punhado de exercícios…

Você precisa entender a ciência por trás da hipertrofia muscular, como as coisas funcionam “nos bastidores” do que simplesmente sair “pegando pesos” “adoidado”…

Uma boa recomendação é atingir os 3 objetivos que destaco logo abaixo:

1 – Treine O Corpo Inteiro

É mais fácil você querer se concentrar mais em áreas específicas do seu corpo. Talvez você esteja tentando aumentar mais seu peito e braços…

Isso pode ser uma boa meta, mas, concentrar-se fortemente nas mesmas regiões não vai ajudá-lo a ganhar massa muscular de forma eficaz…

Escolha realizar um programa de treinos que trabalhe seu corpo inteiro, que aborde todos os principais grupamentos musculares.

Se você quer dar ênfase em algumas áreas específicas do seu corpo, tudo bem, porém, não deixe de treinar seu corpo por inteiro.

É ridículo, por exemplo, treinar os membros superiores e tronco e simplesmente não treinar os membros inferiores. Infelizmente esse é um hábito muito comum principalmente entre os homens…

O contrário também existe, e é muito feito pelas mulheres, ou seja, darem muita ênfase nos membros inferiores e simplesmente esquecer dos membros superiores e tronco…

Você pode até não gostar de certas regiões, tudo bem, mas, é inadmissível simplesmente ignorá-los, fingir que eles não existem…

Em primeiro lugar, você deve treinar o corpo inteiro por questões de saúde e qualidade de vida. Você não vai querer ser um idoso forte da cintura pra cima, porém, andando com uma bengala por ter membros inferiores fracos não é mesmo?

Você não deseja ser uma mãe com um belo de um par de pernas, mas, que quase morre para segurar seus filhos no colo porque seus braços são finos como um graveto…

Portanto, reflita sobre isso.

2 – Aplique Sobrecarga Progressiva

Eu falo sobre isso exaustivamente, porém, nunca vou me cansar de falar sempre que eu lembrar.

Um dos maiores segredos para a evolução dos seus resultados em ganhos de massa muscular simplesmente é aplicar o princípio da sobrecarga progressiva.

Em resumo, isso significa que seu treino de hoje deve ser de alguma forma melhor que o último treino que você executou, e há varias maneiras de se fazer isso como, por exemplo: aumentar a sobrecarga dos exercícios sempre que possível (porém, mantendo a qualidade de execução), aplicar métodos de treinamentos eficazes para intensificar o treinamento (drop-set, rest-pause, repetições parciais…), tentar fazer uma repetição a mais para superar o limite de repetições máximas que consegue fazer com uma determinada sobrecarga em um determinado exercício, entre outras dicas…

Sempre que você sair da academia com aquela sensação de que seu treino de hoje foi melhor do que o último que você executou para os mesmos grupamentos musculares, então, você está conseguindo aplicar com eficácia o princípio da sobrecarga progressiva e aumentando suas chances de ter ótimos resultados em hipertrofia muscular.

Porém, se todo dia for igual, nada muda, e você faz as mesmas coisas de sempre, então, esqueça, seus resultados serão um fracasso…

3 – Priorize Uma Boa Recuperação

Exercícios causam micro lesões  nas fibras musculares, e o descanso proporciona a reconstrução das fibras musculares micro lesionadas e coloca sempre um pouco mais nesses locais através do mecanismo chamado de supercompensação.

Sem uma recuperação adequada, você não será capaz de ganhar massa muscular.

Lembre-se que você passa em média 1 hora dentro de uma academia e 23 horas fora dela, portanto, é crucial que essas 23 horas sejam muito bem planejadas e aproveitadas para maximizar sua recuperação muscular.

Portanto, tenha um bom planejamento nutricional, uma boa qualidade de sono, evite problemas e stress, tenha hábitos de vida saudáveis, não use álcool, drogas de qualquer espécie, e com certeza terá grandes chances de ganhar massa muscular da forma que sempre desejou!


Diogo Costa é Personal Trainer e autor de diversos projetos online, entre eles o MassaMuscularAgora.com que você pode conhecer clicando aqui.