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Uma boa alimentação é fundamental se você deseja ganhar massa muscular. Se pudéssemos comparar nossos músculos com um muro, os alimentos seriam os tijolos. Você acha que um muro ficaria em pé por muito tempo sem tijolos? Obviamente não. Sendo assim, por mais que você se dedique nos seus treinos, se você não se alimentar corretamente não vai ganhar massa muscular (pelo menos não terá resultados satisfatórios). 

Siga as diretrizes abaixo para ter sucesso em sua alimentação:

  • Mantenha-se sempre em estado anabólico. Se você mantiver intervalos muito grandes entre as refeições, poderá cair em catabolismo (perda de massa muscular) por deficiência de nutrientes. Deve-se fazer uma refeição a cada período de 2h30 a 3 horas.
  • Faça refeições balanceadas, contendo quantidades apropriadas de carboidratos, proteínas e gorduras. A proporção 45:40:15 é uma boa alternativa.
  • Opte primeiramente por alimentos frescos. Não substitua o alimento fresco por suplementos, mas os adicione a sua alimentação se sentir que os alimentos normais não satisfazem suas necessidades diárias.
  • Escolha os suplementos alimentares corretamente. Suplementos não fazem milagres, mas podem tornar sua vida mais fácil. Se tivéssemos que escolher só um suplemento, ficaríamos com as refeições liquidas, que podem substituir de uma a três refeições diariamente. Em seguida, ficaríamos com os mix protéicos e o Whey Protein.
  • Consuma proteínas consistentemente. Todos os macronutrientes são importantes. As proteínas, além de inúmeras outras funções, são responsáveis por construir e manter a massa muscular. Como não as armazenamos em quantidades desejáveis, inclua-as em todas as refeições para evitar o catabolismo.
  • Administre a quantidade correta de carboidratos. Essa quantidade depende de seu metabolismo e peso corporal. Se seu nível de energia está se mantendo alto e sua gordura corporal estável, você provavelmente está consumindo a quantidade correta de carboidratos. Se sua energia está caindo e você perde peso, provavelmente não consome o suficiente. Porém, se sua energia está alta e você engorda, provavelmente a quantidade de carboidratos ingerida é muito elevada. Observe as reações do seu organismo atentamente, isto é um processo introspectivo, é uma porta que se abre para dentro, ninguém pode fazer isso eficientemente por você.
  • Ingira a quantidade correta de gordura. Ela perfaz importantes funções fisiológicas e também é uma importante reserva de energia para ser utilizada lentamente. A gordura também é um nutriente e ninguém pode sobreviver sem ela. Em torno de10 a15% das calorias que você consome diariamente devem ser provenientes das gorduras.
  • Consuma bastante água durante o dia. O corpo precisa se manter hidratado para que possa dar a cada célula condições ideais para manutenção e crescimento.
  • Alimente-se antes e após o seu treino de musculação. 
Você precisa seguir a risca o que viu acima para manter o seu corpo sempre abastecido, fornecendo o que ele precisa para crescer. 

DICA VALIOSA

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